Educação e Religião
Educação e religião são dois temas sempre presentes na história da humanidade, que variam de acordo a época e contexto histórico, representando os ideais, conhecimentos e valoes de diferentes gerações. A palavra educação significa criar, instruir, liderar, sendo definida como um conjunto de ações e influências exercidas por um ser humano em outro. A prática de educar tem um objetivo, já que é uma ação voluntária e contrubui para a formação do indivíduo e do seu saber didático. A educação pode ser passada informalmente pela família e sociedade ou de maneira formal por instituições pedagógicas, mas o receptor não é passivo, sendo assim, pode repdroduzir ou não aquilo que lhe é transmitido.
A educação moral se refere a maneira como o ser humano se comporta numa determinada sociedade e por esse mesmo motivo é considerada uma das mais importantes formas de construção educacional, é ela que forma os ideais que guiam o comportamento de um individuo. Pode ser guiada inclusive por conceitos religiosos.
Já a educação intelectual se destaca por seu valor, uma vez que que pode definir as condições políticas e econômicas de um determinado lugar.
Desde os sumérios, à Academia de Platão na antiga Grécia, até as intituições de ensino do século XX, a educação tem como seu principal objetivo guiar um individuo para um certo comportamento.
Sociologia, como a propria palavra sugere, é analise da estrutura das relações sociais, o estudo da vida social transformado em ciência.
Émilie Durkheim, pai da sociologia, estudando essa vida social, criou consequentemente um estudo a respeito do efeito da educação na sociedade.
Uma série de ideias construídas no passado determinam o comportamento de uma sociedade no presente, por esse motivo é necessário compreender a história de uma sociedade e como a educação se desenvolveu nela para compreender a educação que cada estrutura social precisa. A educação numa sociedade tem um importante