sinalização turística em Teresóplis
2152 palavras
9 páginas
1ÉTICA – UMA INTRODUÇÃO
Alberto Pereira dos Santos1
Palavras iniciais...
O presente texto tem como objetivo central diferenciar ética e moral. Trata-se de uma sucinta reflexão desenvolvida em nossa tese de doutorado, tendo em vista que defendemos a proposição de uma nova epistemologia ontológica, isto é, uma teoria do conhecimento do e para a existência do ser no mundo, denominada de “geoética do apoio mútuo”.2 Não se pretende, portanto, esgotar aqui esta reflexão sobre Ética, mas apenas introduzir o tema.
No cotidiano é comum se confundir ética como moral. Por outro lado, muitos dizem que se todas as pessoas seguissem a mesma religião o mundo seria melhor, uma vez que não haveria diferenças. Será?
O fato é que somente no Brasil, segundo o Censo de 2000 realizado pelo IBGE (Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística), para uma única pergunta aberta – qual é sua religião – obteve-se mais de 35 mil respostas diferentes. Portanto, não é por falta de religião que existe corrupção na sociedade. Afinal, a mídia já informou a toda a sociedade brasileira e mundial que há muitas lideranças religiosas (padres, pastores, bispos) se corrompendo e até contrabandeando milhões de dólares dentro da Bíblia – o livro sagrado dos cristãos – como aconteceu com os fundadores da Igreja Renascer em Cristo na fronteira dos Estados Unidos da America.
Veremos, nesse sentido, que se faz necessária uma permanente busca por aperfeiçoamento da civilidade ou uma ética universal fundamentada na racionalidade, já que a moral religiosa varia segundo as crenças, e os dogmas se restringem, portanto, aos adeptos de cada religião.
Muito se fala em código de ética quando, na verdade, trata-se de normas, regras morais aplicadas às profissões.
É preciso dizer, neste preâmbulo, que a Ética se insere no campo da Filosofia, amor a sabedoria, caminho metódico da reflexão, do ato de pensar, indagar, refutar e passar sempre, na medida do possível, toda e qualquer ideia moral