EXERCÍCIOS CALOR OCUPACIONAL
a) 30,0ºC
b) 31,2ºC
c) 31,5ºC
d) 32,2ºC
e) 33,1ºC
Fazer este com demostrativo de entendimento.
2)- Em um ambiente externo de trabalho com incidencia de calor radiante proviniente da caldeira , foram realizadas medições de temperatura e foram obtidos os seguintes resultados:local de descanso no mesmo local do trabalho.
- temperatura de bulbo umido natural - 33,1ºC
- temperatura de globo - 33,4ºC
- temperatura de bulbo seco 42ºC
Diante dos valores anteriores, o valor IBUTG é :
a) 34,05ºC
b) 33,19ºC
c) 34,91ºC
d) 35,77ºC
e) 36,01ºC
3)- Faça um resumo usando o seu entendimento, para o assunto agente físico – calor:
Os efeitos da sobrecarga térmica (ou estresse térmico), que um trabalhador está submetido em uma área de trabalho quente, dependem de fatores ambientais e de características individuais do trabalhador, tais como idade, peso e, condicionamento físico, especialmente do aparelho cárdio-circulatório. Entre os fatores ambientais devem ser considerados a temperatura, a umidade, o calor radiante (sol, fornos) e a velocidade do ar.
As ocupações com maior risco de exposição ao calor incluem os cozinheiros, padeiros, fundidores de metais, fabricantes de vidros, mineiros, entre outros. Os riscos aumentam com a umidade elevada, que diminui o efeito refrescante da sudorese, e com o esforço físico prolongado, que aumenta a quantidade de calor produzido pelos músculos.
A exposição prolongada ao calor excessivo pode causar um aumento da irritabilidade, fraqueza, depressão, ansiedade e incapacidade para concentrar-se. Nos casos mais graves, pode