Exercício
Exercício:
A partir dos conteúdos apresentados na disciplina, identifique e comente as falhas de atitude e comunicação contidas na história abaixo.
Um engenheiro civil, bem-remunerado e altamente qualificado, acaba despedido sumariamente da organização para a qual trabalhava há mais de quinze anos. Nenhuma justificativa recebeu, bem como teve acesso negado à empresa quando pretendeu discutir, com os dirigentes, a causa de seu desligamento.
Abalado emocionalmente, experimentando profundo aborrecimento com a atitude da empresa, ingressa com ação trabalhista, discutindo parcelas e direitos que antes não lhe importavam, pelo alto cargo que ocupava.
Quando da realização da primeira audiência, por meio do advogado da organização descobriu o real motivo de seu desligamento: durante meses a empresa vinha sendo importunada com telefonemas insistentes da esposa do engenheiro, criticando as condições de trabalho, denunciando colegas do seu marido e reinvindicando um aumento salarial, já que ele não estava sendo tratado, segundo a percepção dela, com a importância devida por sua competência e intensa dedicação à organização.
Tais telefonemas eram totalmente desconhecidos pelo empregado.
Análise do texto
Analisando o texto acima, identificamos alguns problemas de comunicação, existentes na relação empresa e funcionário:
a) Credibilidade da fonte:
A empresa não deveria ter levado em consideração as informações / reclamações passadas pela esposa do engenheiro, pois a mesma não fazia parte da empresa e mesmo que fizesse, a insatisfação relatada por ela não garantia que o engenheiro compartilhava da mesma opinião. O engenheiro deveria ter sido procurado pela empresa, logo no primeiro telefonema para esclarecer todos os fatos.
b) Clima organizacional:
Percebe-se que o canal de comunicação da empresa não era aberto e nem baseado em confiança. Pois, se o engenheiro fazia parte da organização