Credito ao consumidor
Conceitualmente, a palavra crédito, refere-se a disposição de um indivíduo, ou empresa, ceder por um certo período de tempo, parte de seu patrimônio ou prestar serviços a terceiros, com a expectativa de recebimento futuro. Assim, perceber-se duas noções fundamentais no conceito de crédito: Primeiro: confiança, expressa na promessa de pagamento; E segundo: tempo, período entre a concessão e o pagamento da dívida.
No âmbito do desenvolvimento e crescimento industrial, frente ao mercado competitivo, a existência da inadimplência espelha a importância que a função “analista de crédito” vêm obtendo nos últimos tempos com a crescente demanda por crédito e pelo desenvolvimento econômico experimentado pelo país, após a estabilidade econômica. Pessoa jurídica ao bem utilizar-se de créditos empresariais, sem inadimplências, ou com níveis aceitáveis de atrasos, conseguem ser protagonistas do desenvolvimento econômico. A análise de crédito é um processo organizado para avaliar dados, de maneira a possibilitar o levantamento das questões certas acerca do tomador de crédito.
O departamento financeiro da Hidroazul Indústria e Comércio ltda através de seus colaboradores de crédito e cobrança possui peculiaridades em sua prestação de servíços tanto na análise subjetica quanto na técnica objetiva, tendo nestes colaboradores, a integração tanto subjetiva quanto sistemática. Objetivando eliminar o subjetivismo referente as decisões de crédito, a empresa buscou mensurar eletrônicamente a revisão do limite de crédito dos “bons” cliente ativos, eliminando o impacto de análise dos pedidos pelo comitê de crédito. Os analistas de créditos tem um referencial teórico que fundamenta seu trabalho na política de crédito que estuda o limite de crédito concedido aos seus clientes.
1.1 – Contextualização
O termo crédito vem do latin creditum “confiança ou segurança na verdade de alguma coisa, crença/reputação, boa fama. (SECURATO,2002, p.17) input (Rogers; Ribeiro, 2006,