EXERCÍCIO: VITAMINAS
1. QUAL A ORIGEM DO TERMO VITAMINA?
Em Londres, Casemir Funk, um jovem químico polonês que, em 1911, a partir do farelo de arroz, isolou uma substância cristalizada que possuía uma função amina. E, como acreditava que seria essencial a vida, chamou de “vital amine”, ou seja, VITAMINA. Este nome recebeu o aceite da comunidade científica em 1912 e passou a designar um grupo de substâncias com características e funções específicas.
2. COMO AS VITAMINAS PODEM SER RELACIONADAS QUANTO A ATIVIDADE BIOQUÍMICA?
As vitaminas são, na verdade, um grupo quimicamente muito heterogêneo. Sua atividade bioquímica está ligada a uma estrutura de base e a uma zona definida da molécula A ausência de uma dessas características pode fazer a vitamina perder toda a sua atividade.
3. COMO AS VITAMINAS ERAM ORIGINALMENTE DENOMINADAS?
Elas eram denominadas por letras seguidas de números ou por sua função. Hoje, algumas dessas duas formas denominações ainda são utilizadas enquanto outras foram abolidas.
4. Como as VITAMINAS SÃO CLASSIFICADAS?
Elas são classificadas em lipossolúveis e hidrossolúveis.
5. É possível estabelecer um paralelo entre VITAMINAS E HORMÔNIOS?
Sim. As vitaminas lipossoluveis apresentam muitas semelhanças com os com os hormônios lipossolúveis esteroides em termos de biossíntese, estrutura, propriedades e funções
6. Qual foi a PRIMEIRA VITAMINA A SER IDENTIFICADA?
A vitamina A foi a primeira a ser identificada em 1913 – e foi designada como “fator dietético não identificado lipossolúvel A”.
7. QUAIS AS FORMAS ATIVAS DA VITAMINA A?
São 3. RETINOL, RETINALDEÍDO e ÁCIDO RETINÓICO
8. QUAIS AS CONSEQUENCIAS PARA O ORGANISMO DE UMA INGESTÃO INGESTÃO DIETÉTICA DEFICIENTE EM FONTES DE VITAMINA A por TEMPO PROLONGADO?
Inicialmente, resultados séricos ou plasmáticos muito baixos, traduzidos por HIPOVITAMINOSE A. Caso permaneça sem correção, há uma progressão da carência orgânica, levando a XEROFTALMIA, com consequentes danos a outras estruturas oculares