TRABALHO SOBRE REACAO ADVERSA CAPILAR UNOPAR
Cuidados com a saúde,qualidade de vida e bem estar,ocupam cada vez mais espaço no cotidiano e na vida das pessoas.
Como resultado os profissionais da área de beleza encontram um expressivo campo de atuação nas questões que envolvem a área capilar.
Neste trabalho veremos resultados de uma pesquisa feita em clientes de centros de beleza e estética, onde relataram quais foram os tipos de reações que tiveram aos produtos capilares.
2 DESENVOLVIMENTO
Cosméticos capilares são produtos de uso externo destinados ao embelezamento. Apesar de serem considerados seguros, se usados de forma inadequada ou sem a orientação de profissional, podem vir a causar possíveis reações adversas.
2.1 Relaxamento e escova
GUANIDINA:
O hidróxido de guanidina pode ser considerado uma evolução do hidróxido de cálcio, já que seu poder de alisamento é potencializado nesse ativo e tem menor propensão a causar irritabilidade.
Queda dos cabelos: Os principais motivos que levam a queda ou quebra dos fios são as técnicas inadequadas no momento da aplicação, como a tração ou enluvamento errados durante a química, tempo de pausa superior ao indicado pelo fabricante do produto, ou no teste da mecha, preparação inadequada dos produtos, má neutralização do produto nos cabelos, que quando não retirado corretamente dos cabelos continuam agindo, provocando ressecamento.
Para conter os danos do relaxamento com guanidina, o mais indicado é usar produtos de recuperação a base de reconstrutores, ativos que minimizam a queda.. Nutrição profissional a base de colágeno, elastina, queratina, vitamina E e provitamina B5 também melhoram o aspecto danificado dos fios, recuperam a elasticidade, a resistência, a umidade e o brilho dos cabelos.
Escovas definitivas: É um tratamento que altera a estrutura interna da fibra capilar. “O procedimento a base de tioglicolato de amônia e extrato de cacau alisa e diminui o volume dos fios. Facilidade de pentear e durabilidade também são benefícios dessa escova”.