exercício de geometria
1) Para fabricação de caminhões, uma indústria montadora precisa de eixos e rodas para seus três modelos de caminhões, com a seguinte especificação.
A
B
C
Eixos
2
3
4 rodas 4
6
8
Para os dois primeiros meses do ano, a produção da fábrica deverá seguir a tabela abaixo.
janeiro
fevereiro
A
30
20
B
25
18
C
20
15
Usando a multiplicação de matrizes, responda: nessas condições, quantos eixos e quantas rodas são necessários em cada um dos meses para que a montadora atinja a produção planejada?
2) Três barracas de frutas B1, B2 e B3, são propriedade de uma mesma empresa. Suas vendas são controladas por meio de uma matriz, na qual cada elemento bij representa a soma dos valores arrecadados pelas barracas Bi e Bj, em milhares de reais, ao final de um determinado dia de feira.
B = , calcule, para esse dia, o valor em reais.
a) Arrecadado a mais pela barraca B3 em relação à barraca B2;
b) Arrecadado em conjunto pelas três barracas.
3) Calcule os determinantes:
a) b) c)
4) Seja a matriz quadrada A = , calcule x de modo que detA = 0
5) Resolva a equação = 2.
6) Determine os valores de , 02 de maneira que o determinante seja nulo.
7) Seja a equação = 16. Determine o valor de x.
8) Determine os valores de x que justifiquem a desigualdade
9) Calcule det A =
10) O supermercado da rede comprebem em Uberaba gasta o dobro da energia elétrica do que do Araxá, e o depósito da rede em Uberaba gasta o triplo da energia elétrica do que o de Araxá. Em tempos de racionamento de energia elétrica, o proprietário negociou com a concessionária e conseguiu uma cota mensal de 13000kwh para a soma do consumo dos seus dois estabelecimentos de Uberaba e de 5000kwh para a soma do consumo dos seus dois estabelecimentos de Araxá. Considerando que as cotas foram utilizadas em sua totalidade, a soma dos consumos mensais dos dois depósitos deve ser igual