Exercício de Antropologia
Antropologia Cultural
01 - “A cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo” (LARAIA, Roque de Barros. Pág. 67). Essa afirmação nos diz muito em relação à imagem. O homem julga a cultura do outro de acordo com a sua cultura, e da mesma forma que as culturas variam, os costumes e valores também. Então, no caso, o uso da burca bem como as mulheres islâmicas cobrirem todo o corpo, para nós ocidentais de tradição católica, é considerado uma demonstração de machismo e opressão às mulheres dessa cultura. Porém, não costuma passar por nossas cabeças que para elas (islâmicas) o modo das nossas mulheres de se vestir seja vulgar ou ofensivo, ou no caso da figura, uma demonstração de machismo e opressão às mulheres.
02 – No trecho, o autor quer dizer que nossa cultura nos é muito habitual e por isso não temos um conhecimento antropológico da mesma. Para obtermos esse conhecimento a melhor forma é a experiência da alteridade, ou seja, conhecer outras culturas: “O conhecimento (antropológico) da nossa cultura passa inevitavelmente pelo conhecimento das outras culturas; e devemos especialmente reconhecer que somos uma cultura possível entre tantas outras, mas não a única” (LAPLANTINE, François. Pág. 13).
03 – Para Max Weber, o homem é um animal que vive preso a uma teia de significados por ele mesmo criada, para Geertz, essa teia é a cultura. Desvendar esses significados, esmiuçar cada um deles, estabelecer conexões, etc. Para o autor, é o trabalho do antropólogo. Geertz ainda afirma que a cultura é publica, ou seja, não tem “criadores” determinados e está sempre evoluindo.
04 – A participação do individuo em determinada cultura é limitada por uma série de fatores como o sexo, idade e posição social. Um exemplo da nossa sociedade que ilustra bem isso é o fato de um jovem poder votar aos 16 anos, mas só poder dirigir aos 18 e ter 35 para ser senador.
05 – Compartilho em parte com a analise da autora. Kuper não me parece preocupado