MACINTOSH
Os primeiros modelos foram construídos em torno dos microprocessadores da família 68000 da Motorola. Com o surgimento de arquiteturas mais poderosas, a partir de 1994 foi empregada à família de processadores PowerPC da IBM e Motorola. Em 2006, uma nova transição ocorreu com a adoção de processadores Intel, da família Core.
Em setembro de 2006, três diferentes processadores são utilizados nos diferentes modelos de Macintosh à venda:
Core Solo: processador menos poderoso, usado em modelos mais simples de Mac Mini.
Core 2 Duo: processador voltado para uso em notebooks de alta performance, usado em Mac Mini, MacBook, MacBook Pro e iMac .
Xeon 5100: processador voltado para uso em servidores, usado na Workstation Mac Pro e nos servidores Xserve.
Os Macintosh funcionam normalmente com o sistema operacional Mac OS, mas outros sistemas também são disponíveis, como o Linux ou FreeBSD. Um cluster de PowerMac G5 apelidado de Big Mac era um dos computadores mais rápidos em 2003.
Em 2010 iniciou a adoção dos processadores da serie core nos Macs, como o Corei3, Corei5 e Corei7, sendo estes atualizados em 2011 para a segunda geração destes processadores, e em 20 de julho de 2011 a Apple lança o Mac OS X 10.7 codenome Lion. Este sistema operativo exige máquinas com processadores Intel Core 2 Duo e mais recentes
(cluster: Um cluster, ou agregado de computadores, é formado por um conjunto de computadores, que utiliza um tipo especial de sistema operacional classificado como sistema distribuído. Muitas vezes é construído a partir de computadores convencionais (personal