Cenário em 2014 para empresas brasileiras exportadoras
A questão escolhida para desenvolvimento foi a 1ª:
1 - Como administrador de uma empresa brasileira com forte viés exportador, a partir da análise apresentada pelos analistas do Barclays, determine o cenário para 2014 apresentando elementos que fundamentem sua previsão e aponte itens favoráveis e desfavoráveis à sua empresa visando o aumento de sua participação no mercado internacional.
Para exportação, em 2014 o cenário será muito favorável, aliás, já vem sendo, pois o preço do produto brasileiro no exterior, nos últimos meses já está mais competitivo lá fora. Conforme a Associação de Comércio Exterior do Brasil o impacto maior da desvalorização do real será nas vendas de produtos manufaturados, e a perspectiva de crescimento de exportação para o próximo ano, é de, no mínimo, US$ 7 bilhões.
Entre os setores beneficiados pela valorização do dólar frente ao real estão fabricantes de produtos industrializados, como veículos, químicos, máquinas, calçados, têxteis, cosméticos, jóias e móveis. Também são beneficiados segmentos do agronegócio, como suco de laranja e açúcar refinado. Com a alta do dólar, ficaram menos suscetíveis à concorrência dos importados no mercado doméstico, como os produtos asiáticos, e mais fortes para competir no exterior com outros parceiros internacionais.
No setor calçadista, por exemplo, até Julho deste ano o valor em exportações já está crescendo, pelo motivo da valorização do Dólar, o que torna o produto maius competitivo no mercado externo, porém, no mercado interno, as vendas de calçados vem caindo, devido ao forte endicvidamento das famílias, segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Calçados, Heitor Klein, e por este motivo, estas empresas estão tentando voltar sua produção ao mercado externo.
A alta do dólar está contribuindo para tornar nossos produtos mais competitivos no exterior, eles ficam mais baratos em dólar e recebemos mais em reais. Porém