Análise SWOT BRFoods
FORÇAS
FO 1 - Boa rede de distribuição - Cobertura de 98% do território nacional a partir de 33 centros de distribuição.
FO2 - Investimento na compra de equipamentos – Cortes nos custos resultante da integração total entre as operações das duas empresas (Sadia e Perdigão) gerará um crescimento de vendas estimado para 80% da participação.
FO3 – Reestruturação - Em comunicado divulgado ao mercado, a BRF anunciou que a reestruturação pode significar um incremento no resultado operacional de R$ 1,9 bilhão por ano a partir de 2016.
FO4 – Imagem sólida da marcas Sadia e Perdigão – A BRF é composta por duas empresas de marcas sólidas e já consolidadas.
FO5 – Qualidade dos Produtos.
FO6 – Investimentos em abertura de novos mercados - A BRF quer passar de companhia exportadora a produtora global. Para isso vem adquirindo empresas estrangeiras.
FO7 – Alteração da política de vendas - A companhia era empurrada pelo setor industrial. O comercial tinha que vender tudo que era produzido. Agora será puxado pelo consumidor: atender a necessidade de seu público.
FO8 – Poder de negociação perante os fornecedores – Por se tratar de uma das grandes produtoras de carne do mundo terá maior poder de negociação.
FO9 – Portfólio sólido e variado que alcança vários públicos.
FO10 - Desenvolvimento de novos produtos.
FRAQUEZAS
FR1 – Fragilidade dos pontos de venda - A companhia enfrenta um problema para ampliar seus pontos de venda, a falta de refrigeradores para acondicionar as mercadorias, especialmente as de maior valor agregado (congelados e alimentos processados).
FR2 – Venda de ativos - A venda de ativos não estratégicos, como granjas de matrizes de frango, florestas, galpões e a realocação de alguns centros de distribuição pode se tornar um problema para empresa devido à má/ausência gestão terceiros.
FR3 – Inteligência de vendas aberta para a concorrência – Com as demissões no setor de vendas a BRF tem tido uma perda