Engenharia de projetos - Usina
2) Esses diferenciais competitivos são importantes para manter a usina a frente de seus concorrentes, em um mercado no qual as industrias são muito similares e qualquer diferença no processo de produção pode resultar em sucesso ou falência. A estrutura enxuta e os processos adotados pela empresa diminuem os riscos de produção e variação do mercado.
3) A modernização da indústria brasileira e de seus meios de produção permite a competição a nível internacional, além disso, podemos dizer que esse tipo de empreendimento garante vantagens energéticas ao o país.
4) O tipo de inovação apresentada no projeto é do tipo disruptiva, uma vez que que o processo será realizado de forma brusca e rapidamente e o mercado é relativamente novo e possuí novas oportunidades. Podemos citar como principais exemplos a eliminação do gargalo da dependência energética das distribuidora, o padrão de automação na operação totalmente monitorada em suas etapas, e a inovação da substituição das moendas pelos desfibradores.
5) A tecnologia de automação que será empregada é adequada, uma vez que reduz os custos de mão de obras e proporciona uma maior acurácia ao processo produtivo, otimizando todo processo o processo de produção.
6) Considero o projeto viável e com alta taxa de retorno, uma vez que seu payback ocorrerá em 12 anos e o ciclo de vida é de 35 anos, ademais, os diferenciais competitivos e o setor no qual esta inserida são indicadores para sucesso e crescimento no longo prazo. Portanto recomendaria o investimento.
7)
• Novos entrantes - Setor atrativos, investidores internacionais, expansão da fronteira agrícola.
• Clientes - Etanol : Poder elevado Açúcar: Baixo poder (mercado pulverizado) Vinhoto: Baixo poder (clientes pulverizados)
• Fornecedores - Etanol: poder elevado Açúcar: poder elevado