Gabriela
A antropologia pode fazer parte de uma nova visão sobre o ser humano e seu comportamento cotidiano. Essa ciência nos mostra o quanto somos produto de nosso meio, mas não somos determinados por ele. Assim, ao tomar consciência sobre essa influência, abre-se possibilidade de refletir sobre como agirmos, nos tornando responsáveis por construir em nossas relações sociais novos valores. Valores esses que se pautem por evitar o preconceito com o outro e ter atitudes que levem à sua a exclusão. Esse processo de desumanização ou atitudes moralmente ofensivas a povos e setores da sociedade que possuem valores próprios e justos deixou de ser aceitável como base das relações interpessoais no mundo de hoje. Portanto, temos objetivos determinados com relação ao nosso plano de estudos.
Aqui estão propostos nossos objetivos:
Analisar e interpretar a realidade social como processo de contato com as diferenças, que chamamos “diversidade cultural”.
Possibilitar a compreensão da relação entre herança cultural (tradições) e as constantes transformações da sociedade.
Caracterizar a Antropologia como uma ciência que permite compreender os processos de constituição de identidades nas suas variadas expressões – étnicas, religiosas, profissionais, políticas e assim por diante.
Relacionar o aprendizado da antropologia com as manifestações culturais que ocorrem na sociedade contemporânea, tais como: a construção de identidades, a concepção de corpo, a cultura organizacional, a construção de valores e direitos, os fenômenos e conteúdos da comunicação,