Exercicíos primeiros socorros
Docente: Enfa. Me. Dayane Lemes de Queiroz
Discente: André Luiz Pinto Martins
RGM: 771.034 Exercícios – PRIMEIROS SOCORROS
1. Você esta seguindo em viagem, rumo ao litoral catarinense e depara-se com a ocorrência de um acidente automobilístico, em que o motorista do automóvel está moderadamente ferido e os demais passageiros estão aparentemente, sem acometimentos. Quais os procedimentos a serem realizados no local?
Resposta: Primeiramente atender a pessoa com maior grau de gravidade, posteriormente atender as demais vítimas.
2. Em uma tarde de sábado, durante um passeio ao shopping, você percebe um aglomerado de pessoas no hall de entrada e aproxima-se, as pessoas comentam que há alguém caído no chão, batendo-se agressivamente. Você percebe que este evento pode ser uma crise convulsiva. Quais os sinais e sintomas que caracterizam uma crise convulsiva? Quais são os procedimentos a serem realizados diante deste episódio? E quais os procedimentos são contra-indicados?
Resposta: Convulsão é um distúrbio que se caracteriza pela contratura muscular involuntária de todo o corpo ou de parte dele, provocada por aumento excessivo da atividade elétrica em determinadas áreas cerebrais. As convulsões podem ser de dois tipos: parciais, ou focais, quando apenas uma parte do hemisfério cerebral é atingida por uma descarga de impulsos elétricos desorganizados, ou generalizadas, quando os dois hemisférios cerebrais são afetados. Emoções intensas, exercícios vigorosos, determinados ruídos, músicas, odores ou luzes fortes podem funcionar como gatilhos das crises. Outras condições – febre alta, falta de sono, menstruação e estresse – também podem facilitar a instalação de convulsões, mas não são consideradas gatilhos. Causas - Em alguns casos, não é possível identificar a causa da convulsão. Nos outros, entre as causas prováveis, podemos destacar: 1) febre alta em crianças com menos de cinco anos; 2) doenças como