Primeiros socorros no esporte
Sabemos que praticar esportes não é simplesmente acordar um dia e resolver ser um atleta. Praticar esportes necessita de um preparo antes, para conseguir aguentar toda a intensidade que um esforço físico intenso proporciona. Muitas pessoas não possuem um físico adequado e nem um organismo preparado para a realização de alguns exercícios e acabam sofrendo lesões e contusões sérias. Outros acabam passando mal, tendo o conhecido mal súbito, que leva muitos atletas a morte, principalmente os jogadores de futebol. Isso acontece na maioria das vezes com jogadores de futebol, pois é um esporte que exige muito preparo físico de alguém. Em um jogo é necessário ter um ótimo condicionamento cardiovascular e cardiorrespiratório, para aguentar correr muito, fazer passes, sem perder o fôlego. Outro motivo para ser um dos esportes que mais causa mortes, é porque os atletas além de fazer um extremo esforço, ainda podem se chocar entre eles ou cair batendo a cabeça, coisa que acontece bastante.
Mesmo que não haja paramédicos no local, é preciso ter alguém que saiba os primeiros socorros, para que em qualquer caso de emergência, possa agir e ajudar alguém que passe mal por causa da prática esportiva.
É importante saber como socorrer um atleta ao vê-lo passando mal. Muitos atletas passam dos limites ou acabam se esforçando demais e isso acaba prejudicando-o no momento do esporte.
Primeiramente, para iniciar um jogo seja de qualquer esporte, é obrigatório ter uma ambulância de prontidão para caso aconteça algo com os atletas. Além disso, existem os instrumentos básicos para socorrer uma contusão muscular, por exemplo, que é o gelo e o spray, que servem para aliviar a dor de modo imediato. Em jogos de futebol, é obrigatório ter um desfibrilador ao lado do campo, para no caso de mal súbito de jogadores, pois já aconteceu muito e por falta do desfibrilador, alguns jogadores vieram a óbito.
É preciso também que tenha paramédicos por perto que saibam tudo de primeiros