escola dominical
Profetas menores: Jonas
-Jonas (pomba),a tradição atribui a autoria do livro ao próprio profeta. -Nativo de Gate-Hefer, situada perto de Nazaré, Israel. -Profeta, foi chamado por Deus para levar a mensagem do Senhor à nação pagã da Assíria, enquanto Deus enviava outros profetas como: Amós,Oséias,Isaías,e Miquéias para levar sua palavra a Israel durante o mesmo período. -Data: entre 800 e 750 a.C. Jeroboão II reinava em Israel, e provavelmente Assur-dã III na Assíria.
Contexto: Quando Jonas fugiu da missão que devia realizar em Nínive,designada por Deus,viajou para Jope,uma cidade portuária situada no mar Mediterrâneo,a fim de pegar um navio que ia em direção contrária,para Társis. Após seu breve encontro com o “grande peixe”, Jonas voltou à terra. Os dois últimos capítulos se passam na Assíria (atual Iraque), depois que o profeta,decidiu obedecer e seguir viagem para Nínive.
Propósito: O livro de Jonas ensina que só o arrependimento sincero pode trazer salvação e demonstra, também, a compaixão de Deus para com todos.O livro mostra que o Deus dos hebreus se importa com o mundo todo.
O livro de Amós ante o Novo Testamento:
*A Salvação vem somente do Senhor, ela não é recebida por obras, mas pela graça mediante a fé. Jonas 2:8,9; Efésios 2:8.
*Jesus usou a experiência de Jonas na barriga do peixe para explicar sua morte, sepultamento e ressurreição. Jn 1:17; Mt 12:38 – 41.
O livro de Jonas nos dias atuais:
-O Senhor pode mudar o rumo da História,quando o ser humano se arrepende e muda suas atitudes, Jonas explicou que Deus oferece, amorosamente, a salvação até à