ESCOLA DOMINICAL
INTRODUÇÃO
A Igreja tem uma grande responsabilidade de proclamar o evangelho (as boas novas) e também fazer discípulos, tendo por manual regra e fé as Escrituras Sagradas.
Nos tempos do Antigo Testamento, Deus constituiu um povo, a nação de Israel, responsável por preservar e ensinar os mandamentos do Senhor, que eram transmitidos nas famílias (de pai para filhos), o que se demonstrou como método mui eficaz, que nos proporcionou a Bíblia.
Com
I. HISTÓRIA DA ESCOLA DOMINICAL
A Escola Bíblica Dominical foi fundada em 20 de julho de 1780, na cidade de Gloucester, no sul da Inglaterra, pelo o jornalista evangélico Robert Raikes, de 44 anos; que compadecido com as crianças de sua cidade, que perambulavam pelas ruas sem rumo, quis dar-lhes um novo e promissor horizonte. (Aqueles menores roubavam, viciavam-se e eram viciados; achavam-se sempre envolvidos nos piores delitos.)
Raikes, saiu pelas ruas a convidar os pequenos transgressores a que se reunissem todos os domingos para aprender a Palavra de Deus. Juntamente com o ensino religioso, ministrava-lhes várias matérias seculares: matemática, história e a língua materna – o inglês.
No dia 3 de novembro de 1783, Raikes publica, em seu jornal, o que Deus operara e continuava a operar na vida daqueles meninos Gloucester. Eis porque a data foi escolhida como o dia da fundação da Escola Dominical.
No começo Raikes encontrou resistência ao seu trabalho, entre aqueles que ele menos esperava - os líderes das igrejas. Achavam que ele estava profanando o domingo sagrado e profanando as suas igrejas com as crianças ainda não comportadas. Havia nestas alturas algumas igrejas que estavam abrindo as suas portas para classes bíblicas dominicais, vendo o efeito salutar que estas tinham sobre as crianças e jovens da cidade. Grandes homens da igreja, tais como João Wesley, o fundador do metodismo, logo ingressaram entusiasticamente na obra de Raikes,