exercicios de penal
1. Considere a seguinte situação hipotética: JOÃO BARÃO DO JOGO foi processado por explorar a atividade de “jogo do bicho”, prevista como contravenção penal no art. 58 do Decreto-Lei nº 3.688/1941. Diante dessa situação, seria correto afirmar:
a) Referida infração penal foi revogada pelo costume, pois a sociedade aceita tranquilamente essa prática.
b) Acaso o intérprete chegue à conclusão de que o costume pode revogar a contravenção penal do “jogo do bicho”, estará utilizando a função integrativa do costume (praeter legem).
c) A Presidenta da República poderia revogar a contravenção de “jogo do bicho” através de uma medida provisória.
d) A jurisprudência é uma fonte importante do Direito Penal. Desse modo, qualquer decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) reconhecendo a inconstitucionalidade da criminalização do “jogo do bicho”, impediria todos os juízes de condenar “bicheiros”.
e) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
2. Considere a seguinte situação hipotética: foi criada uma lei federal criminalizando a seguinte conduta: “Contribuir para a proliferação do mosquito da dengue, deixando recipientes com água parada ou realizando qualquer outra conduta similar, conforme definição do Ministério da Saúde. Pena – detenção de 1 (um) a 6 (seis) meses”. Diante disso, é correto afirmar:
a) A criação desse delito deve ser tida como constitucional, visto serem plenamente aceitáveis as leis penais em branco.
b) O dispositivo legal em evidência pode ser considerado uma lei penal em branco homogênea.
c) A criação desse crime fere o princípio da legalidade, pois não se pode deixar ao Poder Executivo a tarefa de estabelecernúcleos essenciais dos delitos.
d) Identifica-se no caso uma lei penal secundariamente remetida.
e) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
3. Considere a seguinte situação hipotética: RENATO, 20 anos de