Exercicios De Literatura Portuguesa 2
Nome: Morgana Pereira Da Costa Ra: 05823518633-1
Pólo da lftm de Uberaba
Professora: Delcira
Matéria Literatura Portuguesa ll
Interpretação de texto
No romantismo naquela época transpirava rebeldia gosto pela liberdade, foi uma fase voltada para os assuntos contemporâneos e para o cotidiano do homem burguês do século XIX. Esse valorizava o homem emotivo, intuitivo e psicológico, e por isso desprezava o racionalismo dos iluministas.
O Romantismo é a manifestação cultural de uma época de transformações e rupturas, de lutas e incertezas. Na literatura romântica se verificam traços típicos do gosto e da sensibilidade moderna.
Entre outras, o Romantismo apresenta as seguintes características:
- Individualismo: O homem burguês deu livre expressão a seus sentimentos e emoções mais íntimos.
- Feição anticlássica: A estética romântica proclamou a liberdade individual do artista.
- Fuga da realidade: A insatisfação com o mundo leva o romântico a fugir da realidade, expressando suas obras de várias maneiras: fuga para a natureza, fuga para o passado, fuga para o interior de si mesmo, fuga para o lado noturno de vida, para o misticismo, o sobrenatural, o sonho, a loucura ou a própria morte.
- Nacionalismo: O nacionalismo romântico floresce, e propaga a ideia de que cada povo é único e criativo, e expresso seu gênio na linguagem, na literatura, nos monumentos e tradições populares. O classicismo tem como versos que caracterizam a poesia romântica, prevalecendo, assim o acetato da inspiração. Por ser um verso sem rima, a forma livre, pregada pelo poeta. No poema de Almeida Garret inclui muitas manifestações com diversas poesias de feição árcade e romântica um deles e folhas caídas e outras escritas, ele também coletou e adaptou manifestações poéticas.
Características
Subjetivismo - A personalidade do autor está em destaque. A poesia e a prosa romântica apresentam uma visão particular da sociedade, de seus costumes e da vida como um todo.