ETAPA 2 Passo 2 Renato
Passo 1
Para inicio do passo a passo, devemos primeiramente distinguir custo de produção, despesa de produção e despesa administrativa em geral.
A tarefa de apurar os custos de produção deve considerar três grandes grupos de gastos:
• mão de obra;
• materiais (matéria-prima, embalagens e materiais secundários);
• custos gerais de fabricação (energia elétrica, manutenção, depreciação de maquinário etc.).
Veja quais são os passos para fazer a apuração dos custos de produção:
1º passo - Separar os tipos de custos
• Diretos: são os custos diretamente relacionados aos produtos e que podem ser mensurados por meio de uma medida de consumo. Ex: quilogramas de matérias-primas consumidas, horas de mão de obra utilizadas, número de embalagens utilizadas, frete.
• Indiretos: são os gastos que não estão diretamente relacionados aos produtos e, por isso, não é possível obter uma medida objetiva, sendo necessário usar algum critério para ratear (distribuir) esses custos entre os produtos fabricados. Ex: aluguel, manutenção e supervisão da fábrica.
2º passo - Calcular o custo direto
• Cálculo do custo da matéria-prima.
Para encontrar o valor do custo direto da matéria-prima e materiais, adote o procedimento :
Apuração do Custo de Produtos e Serviços.
• Cálculo do custo da mão de obra direta.
É necessária a mensuração do tempo utilizado na fabricação do produto e apuração do custo proporcional da mão de obra em relação ao tempo aplicado para produzir aquele bem. Um exemplo de cálculo bem simples, utilizado com frequência é:
1. Descobrir a quantidade de horas gastas por cada funcionário envolvido com a produção;
2. Dividir o valor total da folha de pagamento (com encargos) do funcionário pelo nº de horas que ele trabalha por mês, encontrando o custo por hora desse funcionário. Isto deve ser feito separadamente para cada funcionário envolvido na produção do referido bem. Veja maiores detalhes sobre esse cálculo no tópico Dica, logo abaixo;
3.