Exercicios de comercio exterior
1- Comércio exterior é um conjunto de acordos comerciais que exportam os produtos que se fabricam num lugar, para outros países e importa os produtos que se fabricam em outros países para venderem aqui. Já levando em conta o comércio internacional, este é entendido como trocas internacionais de bens e serviços entre dois ou mais partes de diversos países (um exportador e o outro importador).
2- Cada caso é um caso, em primeira instancia já pensamos em produzir no nosso país por sermos nacionalistas, mas nem sempre o custo para produzirmos este produto aqui vai sair mais barato do que importar este produto de outros países, isso varia de acordo com viagens, fretes, seguros, impostos, etc .. Portanto para obtermos essa resposta, devemos analisar o custo para estar produzindo o produto aqui e o custo que eu vou ter para importar este produto para o meu país, aí sim vou saber qual a melhor opção a ser tomada.
3 - Se deixarmos de exportar para atender ao mercado interno, corremos o risco de perder os compradores, que irão procurar outras fontes de abastecimentos, e provavelmente, não voltarão mais. Há a perda da confiança do comprador no fornecedor. A solução seria durante o período de dificuldade, a utilização mais comedida da mercadoria em falta ou até mesmo fazermos importações temporárias para atendermos o mercado interno. Cessada a causa cessaria o problema.
4 - È o registro contábil de todas as transações econômicas de um país com todos os outros países. Envolve tanto transações de bens e serviços como transações com capitais físicos e financeiros. Portanto, o balanço de pagamentos registra tanto comercio de mercadorias (exportações e importações), os serviços (pagamentos de juros, royalties, remessa de lucros, turismo, pagamentos de frete, etc.,), como o movimento de capitais (investimentos diretos estrangeiros, empréstimos e financiamentos, capitais especulativos). As contas do