Exercicio
Aluno : Wagner Gonçalves Marotta
1)Compare os dois textos e determine quais são os conceitos comuns entre eles. Após, conclua sobre qual é a importância do estabelecimento e utilização de indicadores na logística comparando-os com as expectativas dos clientes e como isso deve ser feito.
Resposta: os dois textos tratam em comum dos conceitos relacionados à importância dos níveis de serviço, dentro da logística, prestados ao cliente. O nível de serviço prestado ao cliente faz parte de todo o processo logístico, que vai desde a matéria prima, até o fornecimento do produto ao consumidor final, sendo este uma das peças chave de toda a cadeia. Estabelecer indicadores para verificar os níveis de serviços prestados ao clientes, como a disponibilização do produto , a velocidade de entrega, disponibilidade de informações, serviços especiais, frequência de entrega do produto, quantidade de atrasos, por exemplo, são essenciais para se tornar um diferencial ao consumidor.
2)Exercício prático:
I. Se sua empresa tem indicadores de nível de serviço (dê preferência para os indicadores de nível de serviço logísticos), apresente três, explicando o motivo de sua escolha e como o indicador foi escolhido pela empresa (sua fórmula e sua importância). Se for possível, também apresente a evolução histórica do mesmo. O nome da empresa não deve ser mencionado.
II. Se sua empresa não tem indicadores de nível de serviço, sugira três que poderiam ser criados, explicando o motivo de sua escolha e porque o indicador foi escolhido para a empresa (monte também sua fórmula e justifique sua importância). Novamente, o nome da empresa não deve ser mencionado.
III. Se você não estiver trabalhando, escolha uma empresa com a qual você tenha algum relacionamento (mesmo como cliente) e sugira três indicadores de nível de serviço que deveriam existir, explicando o motivo de sua escolha e porque o indicador