exer nota Fisica
A física começa com a observação. Para entender o que é a física é preciso observar a natureza, os fenômenos naturais que essa ciência visa explicar e compreender. A Física investiga os fenômenos e as estruturas mais fundamentais da natureza, possibilitado que a humanidade compreenda aspectos cada vez mais complexos. Desta forma, o homem pode criar sistemas, dispositivos e materiais artificiais que tem contribuído para o progresso tecnológico.
1.2 – Medindo grandezas. Medimos cada grandeza física em unidades apropriadas por comparação com um padrão.Por exemplo, o padrão de comprimento, que corresponde a exatamente 1 m, é a distância percorrida pela luz, no vácuo, durante uma certa fração de segundo. Em princípio, podemos definir uma unidade e seu padrão de qualquer forma, mas é importante que cientistas em diferentes partes do mundo concordem que nossas definições são ao mesmo tempo razoáveis e práticas. 1.3 – O Sistema Internacional de Unidades (SI) e a Notação Científica
Existem sete grandezas fundamentais, as quais constituem a base do Sistema Internacional de Unidades. Elas são mostradas na tabela abaixo. No nosso curso, utilizaremos apenas as três primeiras grandezas: Comprimento, Massa e Tempo.
Muitas outras unidades derivadas do SI são definidas em termos destas unidades acima.
Para expressarmos grandezas muito grandes ou muito pequenas frequentemente encontradas na física usamos a notação científica, que emprega potência de 10. Nesta notação:
Nos computadores a notação científica às vezes assume uma forma mais abreviada, como 3,56 E9 ou 4,92 E-7, onde E é usado para designar o “expoente de dez”. Em algumas calculadoras a notação é ainda mais abreviada, com o E substituído por um espaço em branco.
Também por conveniência, quando lidamos com grandezas muito grandes ou muito pequenas usamos prefixos. Os prefixos do SI permitem escrever quantidades sem o uso da notação científica, de maneira mais clara