Aula de Handebol para cadeirantes
Professor: Júlio César Migliorini Costa
Turma: 3º ensino médio
Número da aula: 05
Data: 25/09/2015
Escola: Escola Estadual Elizângela Fernandes Ferreira
Conteúdo: Esporte
Tema: Handebol em Cadeiras de Rodas (Handebol Adaptado )
Abordagem: Crítico-superadora
Objetivos:
Conceitual: Proporcionar um conhecimento prévio sobre a historia do Handebol adaptado em cadeiras de rodas.
Procedimental: Vivenciar o Handebol adaptado em cadeiras de rodas em atividades lúdicas com suas variações e adaptações.
Atitudinal: Proporcionar a aquisição de valores, sabendo respeitar as individualidades de cada pessoa sendo deficiente ou não e prepara-los para serem críticos perante os pensamentos dogmáticos da sociedade.
Atividade 1:
Os alunos ficarão dispersos em círculo sentados no chão, em seguida será distribuído um prévio texto contanto a historia do handebol em cadeiras de rodas, os alunos irão fazer a leitura e após a leitura será aberto à discussão sobre o tema.
Matérias: Folhas A4, e xerox.
Duração: 08 min Foi criada e desenvolvida no Brasil em 2003 a primeira proposta de adaptação do Handebol convencional para a prática de pessoas com deficiências, sendo desenvolvida na UNICAMP-SP por dois professores. Em 2005 foi realizada por docentes da Universidade Paranaense a adaptação do Handebol em Cadeira de Rodas (HCR), para a prática por pessoas com Deficiência Física. O HCR é um esporte muito parecido com sua versão convencional, sendo que a principal adaptação é a redução da trave através de uma placa para dar possibilidades de defesa aos goleiros, ficando com a altura de 1,60 cm para que o jogador em sua cadeira alcance o travessão, sendo assim possa efetuar as defesas sem desvantagens. Divide-se em duas modalidades o HCR 4 (que adapta o Handebol em Areia para a pratica em quadra) e HCR 7 (que adapta as regras do handebol de salão para 7 jogadores).
Atividade 2
Bobinho