Exemplos de figuras de retórica
Entre dois termos com o uso de conectivo
Ex.: Eu sou um poço de dor e estupidez.
Sendo assim "poço de dor E estpidez" considerando E como conectivo 2. Sinédoque
Ex: "Ficou sem teto." - O teto representa a casa inteira. 3. Metonímia ou Transnominação
É a figura de linguagem que consiste no emprego de um termo por outro, dada a relação de semelhança ou a possibilidade de associação entre eles. Definição básica: Figura retórica que consiste no emprego de uma palavra por outra que a recorda.
Ex.: Lemos Machado de Assis por interesse. (Ninguém, na verdade, lê o autor, mas as obras dele em geral.) 4. Personificação ou Prosopopéia
É uma figura de estilo que consiste em atribuir a objetos inanimados ou seres irracionais sentimentos ou ações próprias dos seres humanos.
Ex.: O Sol amanheceu triste e escondido. 5. Ironia.
A IRONIA assemelha-se à hipocrisia, mas combatendo-a com as armas que esta mesma utiliza.
Ex: "Que belo empregado tu me saíste!" [= irresponsável, incompetente...] 6. Hipérbole.
Na linguagem corrente, seu domínio de preferência, a HIPÉRBOLE consiste em utilizar termos excessivos e impróprios, como "genial", "fantástico", "sublime", "ignóbil", "execrável", etc.; comparações irrealistas ("Forte como um touro"); abuso de superlativos.
Exemplo: "duro como ferro" => 'cruel'
7. Alegoria
É uma composição simbólica, feita de vários elementos que formam um conjunto coerente e reenviam termo a termo para o conteúdo significado.
Exemplo: O polvo aparece aqui como uma notável representação alegórica da hipocrisia com que se mascara o ser humano e, em particular, alguns membros da igreja. 8. Enigma
O enigma também é um tipo de alegoria, porém sua solução é difícil e abstrusa. É uma questão proposta em termos obscuros, ambíguos, para ser interpretada ou adivinhada por alguém.
Ex: “Qual é o animal que de manhã tem quatro pés, ao meio-dia tem dois, e ao entardecer