Exemplo de sistema embarcado
Descrição do Sistema Embarcado: Controle de Estacionamento
Criado inicialmente pela Toyota (Primeira companhia a trabalhar com esse Sistema) e depois estendido ás montadoras concorrentes, o Sistema Park-Assist foi desenvolvido pela Volkswagen em concorrência ás demais montadoras.
O sistema conta com sensores eletrônicos que ajudam a estacionar sem a necessidade do condutor manusear o volante durante a baliza. Para manter totalmente seguro, o Sistema Embarcado é automaticamente desligado se o condutor forçar o volante durante o processo de baliza feito pelo sistema, e também para de funcionar se caso o condutor acelerar o veículo a mais de 7km/h durante o processo.
O custo do Sistema que ainda é opcional aos clientes da montadora, é de aproximadamente R$3.700 em acréscimo ao valor do automóvel.
Funcionamento:
Ao passar pelo local a ser estacionado, aciona-se a função Park-Assist no painel do veículo, o display interage com o condutor mostrando o espaço disponível e indicando se o espaço é suficiente ou insuficiente para realizar o estacionamento. Ao acionar a ré e tirar as mãos do volante o motorista controla a manobra apenas pelo pedal do freio, enquanto o Sistema Embarcado encarrega-se de controlar o volante na direção e medida exatas e adequadas para comportar o veículo à vaga destinada para a baliza. Os sistemas embarcados estão presentes na maioria dos carros da época atual, tanto os sistemas de apoio á baliza quanto para controle de frenagem ABS, Injeção Eletrônica, Suspensão do veículo, entre outros não tão comuns, desta forma percebe-se que Sistemas Embarcados são uma realidade no dia-a-dia de muitos motoristas e da sociedade que possui aparelhos tecnológicos em casa e mesmo assim muitos não sabem do que se trata o funcionamento deste tipo de Sistema e como o mesmo pode ser útil em suas tarefas.
Sérgio Ferreira Filho