Arquitetura de Computadores dedicados e embarcados
Introdução
A arquitetura de computadores dedicados embarcados é a próxima grande tendência em hardware de computadores. No geral, essa arquitetura utiliza computadores reais, tendo uma UCP, memória e algum tipo de capacidade de E/S. Mas eles são diferentes dos computadores de propósito geral porque eles realizam um número limitado de tarefas dentro do domínio de um grande sistema.
Sistemas embarcados podem ser encontrados em dispositivos simples, como uma máquina de café até sistemas mais complexos e críticos como aeronaves comerciais. Muitos dos automóveis atuais contêm dezenas de computadores, cada um dos quais controlando um subsistema específico.
Estes subsistemas possuem funções específicas e portanto são diferentes dos computadores de propósito geral. Algumas das funções destes sistemas embarcados incluem injeção de combustível, controle de emissões, freios antibloqueantes e piloto automático. Além disso, processadores automotivos se comunicam entre si, de modo que seus esforços sejam coordenados e adequados em relação ao estado do automóvel.
Os Sistemas embarcados também podem ser encontrados dentro de outros computadores, um controlador de unidade de disco é um exemplo de um computador dentro de outro computador.
O controlador posiciona o braço do disco e codifica e decodifica dados à medida que estes são escritos e lidos na superfície do disco.
O Desenvolvimento de Software em Arquitetura de Computadores Embarcados
O desenvolvimento de sistemas embarcados se difere da computação de propósito geral por exigir um profundo conhecimento do hardware subjacente. Uma pessoa que escreve programas de aplicação em linguagem de alto nível, tais como Java ou C++, pode nunca conhecer ou se preocupar com a ordem de representação dos bytes para armazenamento de dados no sistema, ou se uma interrupção ocorre em um determinado momento. Entretanto, estas considerações são muito importantes na