Exemplo de relatório de química
1.1 Introdução:
A execução de qualquer experimento na Química Tecnológica envolve geralmente a utilização de uma variedade de equipamentos de laboratório, a maioria muito simples, porém com finalidades específicas. O emprego de um dado equipamento ou material depende dos objetivos e das condições em que a experiência será executada.
1.2 Objetivos:
Apresentar ao aluno os equipamentos e vidrarias de uso corrente em trabalhos práticos, bem como a maneira correta de empregá-los. Mostrar ao aluno como se deve fazer a leitura de medidas determinadas no laboratório e como expressá-las cientificamente.
1.3 Medidas de Volume:
1.3.1 Volume em Materiais Volumétricos:
Os líquidos são medidos em aparelhos denominados volumétricos com aferição de determinada capacidade de volume. É utilizada dependendo da necessidade de maior ou menor precisão.
Na medida de volume de um líquido, compara-se seu nível com os traços marcados do aparelho. Lê-se assim o nível do líquido, baseando-se no menisco que é a superfície curva do líquido.
Alguns líquidos apresentam-se incolores, outros coloridos. Um líquido incolor ou colorido pode caracterizar uma mistura, que são denominadas soluções líquidas.
Para realizar a leitura de volume de uma solução líquida deve-se obedecer a posição do menisco, ou seja: soluções incolores por convenção a leitura se da pela tangente do menisco inferior e para soluções coloridas pelo menisco superior. Dessa forma determina-se com precisão a leitura de volume de qualquer que seja a solução líquida.
1.3.2 Erros Mais Comuns:
Leitura da graduação volumétrica obtida pela parte superior do menisco;
Medição de volume de soluções quentes;
Uso de instrumento inadequado para medir volumes;
Uso de instrumento molhado ou sujo;
Formação de bolhas nos recipientes; Controle indevido da velocidade de escoamento;
1.3.3 Erro de Material:
Para se analisar e