atps etica e relaçoes humanas no trabalho
POLO CURITIBA CHAMPAGNAT (INEP: 4110)
ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
DIRCE JOSÉ DO NASCIMENTO – RA 441503
MARCELO GIOVANI DE SOUZA E SILVA – RA 420974
WILTON GRACIOSA – RA 420980
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - ATPS
PROFESSOR DE ENSINO A DISTÂNCIA: Me. MAURÍCIO DIAS
TUTORA A DISTÂNCIA: IVONE LÍRIO RIBAS
CURITIBA
JUNHO/2013
ÉTICA PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO
Hoje, para que uma empresa consiga credibilidade junto ao mercado, não basta só auferir qualidade a seus produtos ou serviços. Embora esse fator seja primordial e o público consumidor esteja cada vez mais exigente nesse sentido, a conquista da credibilidade é mais ampla. Ela engloba outros itens relacionados ao portfólio da empresa e a ética é um desses itens. Nossa sociedade vive na atualidade uma redescoberta da ética. Há exigências de valores morais em todas as instâncias sociais. Nossa sociedade passa por uma grave crise de valores, identificada por alguns como falta de decoro e por outros como falta de respeito.
Nas relações empresariais atuais tem-se a identificação de que a ética pode ser considerada uma essência de sucesso para as organizações modernas. Esta essência apresenta-se por meio das ações entre agentes empresariais, como por exemplo, clientes, fornecedores, concorrentes e entre os próprios colaboradores da empresa. O agir com ética, nesse contexto, significa agir de acordo com determinadas regras e preceitos. Porém verifica-se que muitas empresas divulgam regras, ou até mesmo códigos de ética, mas não os cumprem. Com isso observa-se a dificuldade de se coordenar o discurso com a prática diária.
Segundo Nasch (1993) define ética como “o estudo da forma pela qual normas morais e pessoais se aplicam às atividades e aos objetivos de uma empresa comercial”. Com isso, o que a autora afirma é que a ética nas organizações não se caracteriza como valores abstratos nem alheios