Finanças
UNIDADE 6
1. Dados básicos para o desenvolvimento de projetos
1.1 Tipos de projetos
Os projetos podem ser classificados em três tipos básicos: independentes, dependentes ou excludentes, de acordo com sua natureza.
Diz-se que dois projetos são independentes quando a aceitação de um deles não impede a aceitação do outro. Deste modo, suas análises são conduzidas de modo independente e se utiliza uma abordagem classificatória para os projetos que passaram pelos testes estabelecidos pela organização. Veja como exemplo: você está analisando um projeto de reforma de sua casa e também analisa um pacote de férias para a família. Esses dois projetos são independentes, pois a execução de um não impede a execução do outro.
Um projeto A é dito dependente do projeto B quando a aceitação do projeto A está condicionada a aceitação do projeto B. Em tese, o projeto dependente perde o sentido se o projeto principal não for aceito. Pense você em um projeto principal de construção de um almoxarifado que tenha como projeto dependente o transporte interno de materiais; esse transporte pode ser feito por empilhadeira, transportador horizontal ou outros meios. É claro que se o projeto do almoxarifado for rejeitado, os demais sequer entram em análise.
Dois projetos são ditos excludentes quando a aceitação de um deles leva a rejeição do outro. Por exemplo, se você precisar escolher entre dois modelos na compra de um veículo para a família, ou ainda escolher uma dada tecnologia, dentre duas, para utilizar na organização, a abordagem da decisão é tipo aceitar/rejeitar visto que a aceitação de um modelo de veículo elimina o outro e a escolha de uma tecnologia elimina a outra.
1.2 Abordagens de decisão
Há duas possíveis abordagens para a tomada de decisão de investimentos:
- abordagem aceitar-rejeitar: aplicável a projetos excludentes quando a escolha de uma das alternativas implica na rejeição das demais possibilidades;
- abordagem classificatória: