Relatório
Se mantiver o caderno de laboratório em ordem, tem-se um relatório quase pronto. Um relatório nada mais é do que o relato de tudo o que se relaciona ao experimento realizado. O conteúdo de um relatório nunca deve mudar para qualquer que seja o critério adotado por um determinado professor ou supervisor. O que pode variar é o modelo com que os dados são apresentados. Um relatório padrão deve conter:
1) Capa com o título do experimento, data de realização deste, nome e número do aluno ou do grupo de alunos que fazem parte de uma equipe e o nome da disciplina e professor;
2) Dados teóricos como: Objetivos, Introdução, Procedimento Experimental;
3) Dados práticos como: Resultados, Discussões e Conclusões;
4) Referências Bibliográficas.
(No tópico OBJETIVOS, deve-se relatar em no máximo cinco linhas, todos os objetivos do experimento.
Exemplo:
Objetivos: Realizar a fotorredução de benzofenona levando-a a benzopinacol com posterior síntese da benzopinacolona.
(No tópico INTRODUÇÃO, deve ser descrita a teoria envolvida para se atingir os objetivos propostos.
Exemplo:
Introdução: As reações fotoquímicas dependem, inicialmente, da ação da luz sobre um dos reagentes. Somente a radiação absorvida por uma espécie química (molécula ou íon) é que pode ocasionar uma reação química. Por outro lado, uma dada substância pode...
(No tópico PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL, deve-se apresentar na forma de tópicos ou modelos de caixas ou ainda por extenso o fluxograma do experimento.
Exemplo:
1) Em um tubo de ensaio de dimensões aproximadas de 20 milímetros de diâmetro por 150 milímetros de comprimento, adiciona-se 2,73 gramas de benzofenona seguido de 10 milímetros de isopropanol.
2) Aquecer o tubo de ensaio em banho Maria, até total dissolução do sólido.
3) Acrescentar duas gotas de ácido acético glacial, completar o volume do tubo de ensaio com isopropanol, vedá-lo com uma rolha e expor este a luz solar por cerca de sete dias.
4)...