Descubra as operadoras de seus amigos
Gramática
Prof. Scarleth Menezes
1- Leia o poema de Manoel de Barros: No descomeço era o verbo.
Só depois é que veio o delírio do verbo.
O delírio do verbo estava no começo, lá onde a criança diz: Eu escuto a cor dos passarinhos.
A criança não sabe que o verbo escutar não funciona para cor, mas para som.
Então se a criança muda a função de um verbo, ele delira.
E pois.
Em poesia, que é voz de poeta, que é a voz de fazer nascimentos —
O verbo tem que pegar delírio | Estabeleça uma relação entre o poema e a seguinte frase, também de autoria de Manoel de Barros: "Não gosto de palavra acostumada".
2- Na coluna O que eles estão lendo (Caderno Idéias, 21/08/99), entrevistam-se profissionais de diversas áreas, pedindo-se que indiquem suas últimas leituras. Ao ser entrevistada recentemente, a coreógrafa Regina Miranda forneceu informações que podem ser resumidas nos seguintes itens: * Está preparando um novo trabalho com a sua companhia * Em função do novo trabalho, está lendo poemas de Jalaleddin Rumi * Jalaleddin Rumi é um poeta persa que viveu no século XIII * Jalaleddin Rumi é considerado o maior poeta místico de toda a tradição muçulmana * Jalaleddin Rumi pode ser comparado com Shakespeare e Dante * Está lendo não só poemas de Jalaleddin, mas também todo o material que conseguiu sobre ele.
Articule todas essas informações em um texto de, no máximo, três períodos, sendo ao menos um deles composto por subordinação.
3- O trecho abaixo, extraído da seção de Esportes, apresenta problemas de estruturação. Reescreva-o de modo a eliminar tais problemas.
O técnico Carlinhos admira Fábio Baiano, a quem conhece-o desde garoto que o treinou nas categorias de base. (31/08/99)
4- Na coluna Língua Viva (22/08/99), o professor Sérgio Duarte chama nossa atenção para a possibilidade de variação interpretativa de enunciados em função do uso do acento grave. Explique como isso se dá nos