Normas para elaboracao do relatorio de aula pratica de quimica experimental
Prof. Dr. Arci Dirceu Wastowski
[pic] Aulas práticas realizadas em laboratório geralmente incluem a elaboração de um relatório descrevendo a observação ou o experimento realizado. O relatório de cada experimento deverá obedecer, obrigatoriamente, a seguinte ordem de elaboração, sendo que cada elemento constituinte do relatório será descrito a seguir. Além dos itens que compõem o relatório e sua ordem de apresentação, a Figura 1 sugere a nota a ser atribuída a cada item, para totalizar a nota 10. Figura 1: Itens que compõem o relatório, sua ordem de apresentação e a nota a ser atribuída a cada item, para totalizar a nota 10.
1. FOLHA DE ROSTO ou CAPA A folha de rosto ou capa apresenta os dados que identificam o relatório: nome da Instituição, nome do curso, nome da disciplina, título do experimento, nome dos alunos componentes do grupo que EFETIVAMENTE participaram da realização do experimento, nome do(s) professor(es) responsável(is), local (cidade) e data. Na folha de rosto ou capa não se deve fazer uso de figuras ou ilustrações. Use como modelo o exemplo apresentado no final deste material.
2. INTRODUÇÃO A Introdução de um relatório de aula prática deve conter os fundamentos teóricos FOCADOS no objetivo do experimento realizado. Sua elaboração depende da consulta a livros-texto. Não deve passar de duas páginas.
3. OBJETIVOS Este item apresenta sucintamente o que se pretende observar ou verificar através da realização do experimento, o qual deve estar FUNDAMENTADO na Introdução.
4. MATERIAIS E MÉTODOS O item Materiais e Métodos é uma descrição completa da metodologia utilizada, que permite a compreensão e interpretação dos resultados, bem como a reprodução do experimento por outros alunos. Neste item também deverá constar uma lista dos materiais e reagentes utilizados na realização do experimento, assim como suas características físicas, químicas e toxicidades.