Relatório de quimica - exemplo de como se fazer um relatorio experimental
1. PRÁTICA 3 – SOLUÇÕES 1. OBJETIVOS - Compreender a natureza e a importância das soluções;
- Distinguir os tipos de soluções;
- Compreender os conceitos de solubilidade;
- Relacionar grandezas para os materiais. 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS Muitas reações químicas são realizadas com os reagentes dissolvidos em certos solventes, ou seja, em solução. O solvente facilita o contato entre as partículas que irão reagir.
A água é um solvente muito importante, que dissolve grande número de outras substâncias. É chamada, então, de solvente universal, e as soluções em que ela é o solvente são chamadas soluções aquosas.
Freqüentemente o aquecimento aumenta a solubilidade de uma substância em um dado solvente. Há substâncias que são solúveis em um determinado solvente no qual outras são insolúveis. Isso varia de acordo com a natureza da matéria e com as forças das ligações soluto-soluto, soluto-solvente, e solvente-solvente.
As solubilidades das substâncias são normalmente dadas em livros de referência. Muitas vezes é importante conhecer a quantidade de soluto dissolvido em uma determinada quantidade de solvente, ou de solução.
Algumas das maneiras pra se expressar a relação entre grandezas de um material são:
a) Fração em massa: relação entre a massa de uma substância e a massa do material. Wi = mi/mt Normalmente é expressa em fração percentual em massa (título). b) Fração entre a quantidade de matéria ou fração em mol: relação entre a quantidade de matéria de uma substância com a quantidade de matéria do material. Xi = ni/nt c) Concentração: relação entre a quantidade de uma substância e o volume do material. Concentração em massa: Yi = mi/VT Concentração em quantidade de matéria: Ci = [ i ] =