lalala
Existe outro tipo de relatório, que é o chamado relatório executivo. Este tipo de relatório é empregado freqüentemente na indústria quando prestamos conta de nossas atividades ou apresentamos soluções a um superior. Muitas vezes o superior não está muito disposto a ler todo o relatório, embora precise tomar uma decisão rápida, especialmente neste caso, é oportuno inverter a ordem, colocando as conclusões no início do relatório.
Por este motivo, sempre é bom perguntar se há algum modelo de relatório a ser seguido, se não houver normas siga o seu bom senso.
A idéia fundamental é a de que estamos tentando nos comunicar com alguém que sabe menos sobre nosso trabalho, mesmo que seja nosso professor ou nosso superior numa empresa e, geralmente, o leitor vai tomar uma decisão baseado no conteúdo do relatório (uma avaliação na escola ou - até pode ser o caso - uma promoção, na empresa). Enfim, é preciso que nos preocupemos com o destinatário, por exemplo, construímos uma tabela e fazemos imediatamente a seguinte pergunta: "A tabela é clara? A informação flui facilmente para o leitor?".
Resumo do conteúdo de cada tópico
A seguir apresentamos algumas descrições gerais e breves do conteúdo de cada tópico do relatório acadêmico.
Capa
Simples e bem identificada.
Título
Não esqueça de identificar-se.
Resumo
Em poucas linhas, descreva a experiência e talvez o método experimental ou o aparelho empregado. Sempre, que possível, dê um resultado numérico da experiência. Seja breve.
Introdução
Coloque a motivação do trabalho, faça um resumo curto da teoria relevante e apresente as equações matemáticas e químicas importantes para facilitar o entendimento do relatório.
Numere cada equação matemática e química na margem direita.
Não faça diferença na numeração entre equação matemática e química,