Quimica
Departamento Acadêmico de Controle e Sistemas Industriais - DACI
Coordenação de Química – CQUI
Análise Química Instrumental
Organizando um Relatório de Aula Prática
Prof. José Edson Gomes de Souza
Agosto -2009
Introdução
A divulgação dos resultados obtidos durante o desenvolvimento de um trabalho cientifico é uma etapa integrante do próprio trabalho. A elaboração de um relatório científico é, portanto, um exercício muito importante na formação de um estudante. Essa ficha é uma compilação das orientações para a organização de relatórios, baseada no apontamento “Redação de Relatórios para Químicos”(Oliveira et al, São Carlos, EduUFSCAR, 2005).
TÓPICOS DO RELATÓRIO
O relatório de disciplinas experimentais de Química é um texto dissertativo, escrito de forma impessoal, que deve conter, essencialmente, os seguintes tópicos:
1. CAPA
2. OBJETIVO
3. INTRODUÇÃO
4. PARTE EXPERIMENTAL
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO
6. CONCLUSÕES
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Considera-se que o relatório sobre um experimento em uma disciplina de Química seja dirigido a um leitor que é conhecedor de Química, e que, portanto, é também conhecedor da linguagem utilizada. A idéia geral do relatório é permitir que esse leitor possa analisar criticamente os dados e resultados apresentados ou reproduzir os experimentos descritos. Seu formato deve seguir aquele comumente utilizado na redação de artigos científicos. Por esse motivo, fazer uma leitura crítica de artigos científicos também auxiliará na compreensão da forma de redação dos relatórios.
DESCRIÇÃO DOS TÓPICOS
1. CAPA
* Deve conter as informações mínimas necessárias para a identificação do relatório. Exemplo:
a. nome da instituição; b. título do experimento; c. nome e número de matrícula de cada aluno do grupo; d. nome da disciplina e do professor; e. data de realização do experimento .
*