Exemplo Big Data
CURSO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Disciplina: Gestão do Conhecimento
Acadêmico: Juliano Rosa
Potencialidades de Big Data agindo nas empresas
(A Engenharia de Software na era Big Data e
Big Data: Algumas definições e, sim, serve também para o pequeno negócio!)
Com a popularização da internet e com o advento das redes sociais, cada vez mais as empresas procuram por possíveis clientes dentro da rede. A cada click de um mouse, uma “curtida” em um anuncio gera uma inúmera quantidade de informações que refletem em gostos, opiniões e possíveis indícios e preferencias de compras. E estas informações tornam-se essenciais no mercado disputado da internet. Tudo isto podemos chamar de Big Data.
Essas informações, quando organizadas, apontam as preferências de clientes e podem impulsionar os resultados de qualquer negócio. Isso porque as análises do Big Data indicam comportamentos do mercado, da concorrência e dos consumidores que são importantes para uma tomada de decisões mais assertiva. Mais do que contar com palpites, todo e qualquer gestor precisa de dados concretos para garantir o sucesso das suas ações.
Para isso destacamos o que FIRMIANO (2014) diz: “Segundo o Facebook, a base de clientes divulgada em setembro de 2013 é de 1.11 bilhões de usuários cadastrados no mundo. A quantidade de dados produzidos nos últimos dois anos é maior que em toda a história da humanidade.”.
Baseado nestes dados, pode-se afirmar que cada vez mais o ser humano torna-se conectado com o mundo, e com isso, grandes corporações tornam-se conectadas com o usuário.
Mas não basta armazenar e organizar as informações, é preciso compreendê-las para obter algum valor dos dados. A tecnologia ajuda a coletá-los e agrupá-los, mas é importante a figura do cientista de dados para consolidar tudo.
Eis que o modelo de Big Data surge como apoio as empresas, onde quaisquer informação sobre o que o usuário procura, torna-se informação de possíveis