Historia do Hospital das Clinicas da UFG
• Quando foi construído
O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás é uma Instituição de ensino da área de saúde, que tem por objetivos: Assistência, Ensino, Pesquisa e Extensão.
Fundado em 23 de fevereiro de 1962, com 60 leitos e 67 funcionários, distribuídos entre as Clínicas Médica, Cirúrgica e Ortopédica, que assumiram a formação de 33 acadêmicos e a prestação de serviços a um público não pagante, procedente do Estado de Goiás e circunvizinhos.
Embora tenha sido inaugurado em 1962, a construção do edifício do Hospital das Clínicas teve início ainda no ano de 1941, pelo Governo do Estado, que tinha a necessidade de criar um Hospital Geral para oferecer atendimento médico à população não previdenciária. A obra não chegou a ser concluída por falta de recursos e o prédio passou, então, a ser ocupado pela Escola de Engenharia.
Francisco Ludovico, que idealizara a criação de uma Faculdade de Medicina em Goiás, lutou pela desocupação da área pela Escola de Engenharia e sua desapropriação pelo Governo do Estado.
Em 24 de abril de 1960 foi inaugurada a Faculdade de Medicina de Goiás, dois anos depois o Hospital das Clinica
• Trajetória de desafios
A escassez de recursos financeiros nos primeiros anos e a inexistência de salas de aula e de áreas adequadas aos laboratórios do HC levou sua primeira diretoria a adotar, a construção de uma série de pequenos pavilhões. Além de insuficiente, padecia de graves defeitos, que tiveram de ser corrigidos na medida do possível, por meio de sucessivas reformas, adaptações e remanejamento de áreas.
No ano de 1971, a Maternidade, Pediatria e Medicina Tropical, que funcionavam na Santa Casa de Misericórdia, passaram a funcionar no primeiro pavilhão do HC..
Com todas as dificuldades, em especial a financeira, o HC sofreu um sucateamento de sua estrutura física e humana. Apesar disso, a sua missão institucional e o seu papel social nunca deixaram de ser cumprido, fato pelo qual