Hospital das clinicas
Em 23 de março de 1984, com a revisão do estatuto da Universidade Federal de Goiás, o Hospital das Clínicas desvinculou-se da Faculdade de Medicina e passou a ser vinculado hierarquicamente à Reitoria, como órgão Suplementar. Após a promulgação da Constituição de 1988, que assegura a Saúde como direito de todos e dever do Estado, o Hospital das Clínicas manteve seu caráter público e tem contribuído ativamente na implantação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com todas as dificuldades, em especial a financeira, principalmente decorrente das políticas econômicas adotadas pelo país nos últimos 20 anos do século passado, de grande descaso com as Políticas Sociais, em especial a Saúde e Educação, o HC sofreu um sucateamento de sua estrutura física e humana. Apesar disso, a sua missão institucional e o seu papel social nunca deixaram de ser cumpridos, atendendo usuários de diversas regiões brasileiras, em especial a Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
O HC constitui, ainda, um importante formador de conhecimento na área da saúde, por meio do ensino, pesquisa e extensão, tendo contribuído decisivamente para a formação de inúmeros profissionais da área de saúde, como médicos, enfermeiros, nutricionistas, odontólogos, farmacêuticos, entre outros, da UFG e de outras instituições de ensino.