Big Data 2
ESPINOSA .
SUEWELLYN BETTONI ESPINOSA
ROTEIRO
Introdução
O conceito de Big Data
Por quê Big Data é tão importante?
Os 'Vs' do Big Data: volume, velocidade, variedade, veracidade e valor
Soluções de Big Data
O que é Hadoop?
Conclusão
INTRODUÇÃO
Diariamente, o mundo produz assustadores 2,5 quintilhões de bytes em dados que se acumulam na internet. E esse crescimento não para. Afinal, 90% de todo o conteúdo que temos armazenado hoje foi produzido apenas nos dois últimos anos.
Bancos, companhias aéreas, operadoras de telefonia, serviço de busca on-line e são apenas alguns dos inúmeros exemplos de empresas que convivem diariamente com grandes volumes de informação. Assim surge o termo Big Data para referenciar esse gigantesco volume de informações.
CONCEITO DE BIG DATA
Podemos definir o conceito de Big Data como sendo conjuntos de dados extremamente grandes e que, por este motivo, necessitam de ferramentas especialmente preparadas para lidar com grandes volumes, de forma que toda e qualquer informação nestes meios possa ser encontrada, analisada e aproveitada em tempo hábil.
Você já parou para pensar na quantidade e variedade de dados que geramos e armazenamos a cada segundo, minuto, hora ou dia?
CONCEITO DE BIG DATA
• Se uma empresa souber como utilizar os dados que tem em mãos, poderá saber como melhorar um produto, como criar uma estratégia de marketing mais eficiente, como cortar gastos, como produzir mais, como evitar o desperdício de recursos, como superar um concorrente, como disponibilizar um serviço a um cliente de maneira satisfatória e assim por diante, são fatores que podem ser decisivos para o futuro de uma companhia.
• Big Data é um nome relativamente recente, mas isso não significa as empresas descobriram a necessidade de fazer melhor uso de seus grandes bancos de dados recentemente. Há tempos que os departamentos de TI contemplam aplicações de Data Mining, Business Intelligence e CRM