Cidadania etica e meio ambiente
Magnetismo é a denominação associada ao fenômeno ou conjunto de fenôminos relacionados à atração ou repulsão observado entre determinados objetos materiais particulamente intensas aos sentidos nos materiais ditos imãs.
A eletricidade é um termo geral que abrange uma variedade de fenômeno facilmente reconhecivel tal como relâmpagos, eletricidade utático, e correntes eletricas em pior eletricos. Além disso, a eletricidade engloba conceitos menos conhecidos, como o campo eletro magnetismo e indução eletromagnetica.
Se faltar energia elétrica a noite ficamos sem luz elétrica e tido para: a televisão, o chuveiro elétrico, o ventilador, anguns aparelhos de telefone, o aparelho de som, o computador, o microondas, os elevadores etc.
Cargas elétricas são de dois tipos: Positivos e negativos uma metéria é constituida de atomos. Os atomos, por sua vez, são constituidas de particulas ainda menores: Protón, Nêutrons e elétrons.
O magnetismo é conhecido há cerca de 2500 anos. Em uma região chamada Magnésia, na antiga Grécia (esta religião hoje faz parte da Turquia), foi encontrada uma rocha com o poder de atrair pedaços de ferro.Os antigos gregos lhe deram o nome de magnetita (um tipo de minério de ferro).
O imã tem propriedade de atrair certos metais. Essa propriedade é denominada de magnetismo.
Até o fim do século 18, eletricidade e magnetismo eram ciências totalmente desconectadas entre si, consideradas apenas como curiosidades de laboratório. Em ambos os casos, conheciam-se apenas fenômenos estáticos, em que não havia movimentação de cargas, ou seja, corrente elétrica.
Em se tratando de eletricidade, na Grécia antiga já era conhecido o fenômeno de eletrização por atrito, pois sabia-se que o âmbar, uma resina amarelada, quando atritado com pele de animais, atrai partículas leves, como sementes ou fragmentos de palha. Curiosamente, o nome do âmbar, em grego, é “elektron”, gerando assim o nome da palavra eletricidade e da partícula elementar