ética, cidadania e meio ambiente
Quando se discute o conceito de ética, inevitavelmente, acabaremos concluindo que é totalmente distinta da moral; mas está entrelaçada, propondo valoresracionalizados, critérios para julgar o certo e o errado, influenciando e sendo influenciada pela moral e o direito.
A ética possui, portanto, uma função moralizadora, banalizando juízos, discutindo o que émoral, ajustando os princípios aceitos pelo conjunto da humanidade e, ao mesmo tempo, padronizando códigos de comportamento que pertencem a grupos ou profissões específicas.
Destarte, a éticapossui também uma função humanista, criticando posturas de ação, examinando fundamentos.
Pensando os valores de forma sistematizada, caracterizando uma Ciência que idealiza o comportamento ideal,racionalizando a relação do sujeito consigo mesmo, o outro e o mundo.
A utilidade da ética insere-se no âmbito humano da valorização da liberdade através do conceito de responsabilidade; simultaneamente,padronizando regras de comportamento para facilitar o convívio entre indivíduos.
A ética torna a coexistência entre as pessoas possível e aceitável também pelo prisma do sujeito, de sua consciênciainterna.
Quando pensamos em ética dentro do conceito de cidadania, o que logo nos vem a cabeça é a corrupção, ou seja, a falta de ética na cidadania.
Certamente, a corrupção é um dos grandes malesque afetam a sociedade brasileira, especialmente a administração pública. Nossa história mostra que as práticas ilícitas do desvio de recursos, do favorecimento de amigos e parentes e da troca defavores têm nos condenado a um estado de subdesenvolvimento crônico.
Tão grave quanto a própria corrupção é a naturalização dos comportamentos anti-éticos que são traduzidos em ditos populares como“rouba, mas faz”. O bom uso da máquina pública não deve ser vista como uma cortesia, mas como uma obrigação do governante