Big Data
Este trabalho apresenta definições e conceitos que ajudem a entender o fenômeno do big data, bem como apresenta as ferramentas e os riscos de utilização do mesmo, fornecendo exemplos práticos e a história de como surgiu o big data desde o início da era da tecnologia.
Palavras-chave: Big Data, Grande volume de dados, tomada de decisão.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 1
2 DESENVOLVIMENTO 2
2.1 História 2
2.2 Curiosidades 5
2.3 Conceitos 7
2.4 Exemplos Práticos 7
2.5 Riscos 9
2.6 Tendências 11
2.7 Ferramentas 12
2.8 Infográfico 15
3 CONCLUSÃO 16
4 REFERÊNCIAS 17
1 INTRODUÇÃO
A abundância de dados e a velocidade em que eles são gerados têm provocado mudanças de planejamento e operação em diversos tipos de organizações. Big Data, nome dado a um conjunto de dados, cujo tamanho está além da capacidade das ferramentas típicas de banco de dados para capturar, armazenar, gerenciar e analisar para fins de tomada de decisões, permite que a dinâmica de uma sociedade possa ser analisada, sob a perspectiva da informação. É nesta discussão que o trabalho se insere, apresentando Big Data, e também discutindo os riscos inerentes em seu uso prático, como tendências e ferramentas disponíveis para a aplicação dessa estratégia. É preciso entender esse fenômeno como uma inovação que surgiu para facilitar o tratamento de toda a informação disponível no mundo, necessitando saber utiliza-la da melhor forma possível sem criar uma dependência total dos dados.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 História
Desde as primeiras formas de escrita até os data centers modernos, a raça humana sempre armazenou informação. O aumento da tecnologia no decorrer dos anos levou a um volume de dados cada vez maior, necessitando de sistemas de armazenamento mais sofisticados, e chegando ao que hoje é conhecido como “big data”.
O termo "big data" foi utilizado pela primeira vez em 1997, em um artigo escrito pelos pesquisadores da NASA Michael Cox e David Ellsworth. A dupla alegou que o aumento de dados estava se