frame relay
O protocolo Frame Relay é resultado da combinação das funcionalidades de multiplexação estatística e compartilhamento de portas do X.25, com as características de alta velocidade e baixo atraso (delay) dos circuitos TDM.
Informações em frames, ou seja, em pacotes de dados com endereço de destino definido, ao invés de coloca-los em slots fixos de tempo, como é o caso do TDM. Este procedimento permite ao protocolo implementar as características de multiplexação estatística e de compartilhamento de portas.
Considerando o modelo OSI para protocolos, o Frame Relay elimina todo o processamento da camada de rede (layer 3) do X.25. Apenas algumas funcionalidades básicas da camada de enlace de dados (layer 2) são implementadas, tais como a verificação de frames válidos, porém sem a solicitação de retransmissão em caso de erro.
Desta forma, as funcionalidades implementadas nos protocolos de aplicação, tais como verificação de seqüência de frames, o uso de frames de confirmações e supervisão, entre outras, não são duplicadas na rede Frame Relay.
Vantagens
As redes Frame Relay são utilizadas para conectar diversas redes LAN entre si, com velocidades que podem variar de 2 a 45 Mbps. Temos como principais vantagens do uso do Frame Relay o seguinte:
A transmissão de dados ganha em desempenho;
O uso do Frame Relay reduz os custos de renovação das ferramentas e dos recursos de acesso à Internet, pois aumentam a eficiência do equipamento já instalado, bem como do acesso às informações. Como o Frame Relay é um protocolo no qual os dados são enviados em forma de pacotes (de tamanho variável), isso garante ampla flexibilidade e grande eficiência no uso da "largura da banda", além de maior confiabilidade nos serviços de conexão, pois desenvolveu-se o Frame Relay com base nos recursos da rede WAN e nas capacidades adicionais para complexos ambientes de Internet;
Permite a integração de dados e voz;
Facilidade de migração e interoperabilidade com o ATM;
Capacidade