Execução de fundações
Para que possamos ter uma obra que atenda todas as nossas expectativas, ela deve ter como base uma boa fundação. E para a definição dessa, existem alguns aspectos e particularidades que devemos conhecer e estudar. Dentre estes podemos destacar, a origem e formação geológica do terreno a ser utilizado, as características dos materiais que copiem este terreno, os tipos de fundeies possíveis de serem executadas neste local, as ferramentas ou maquinários disponíveis para o desenvolvimento dos trabalhos, o nível do lençol freático na regi„o, dentre outros aspectos.
Através de métodos de investigação geológica, teremos uma noção inicial do tipo de formação do terreno em que vamos executar nossa fundação. Este conhecimento ser· desenvolvido através da técnica de amostragem, que consiste basicamente em coletar quantidades definidas do nossos terreno, em lugares pré-determinados para teste de laboratório. As sondagens e métodos geofísicos são outras técnicas utilizadas para este mesmo fim.
Com os métodos supra citados, determinamos quais as características dos materiais presentes em nosso local de estudo. Que dependendo de serem predominante arenosos ou argilosos, ir„o influenciar diretamente em nossas fundeies.
De posse desses dados, devem serem analisadas os tipos de fundeies, que podemos desenvolver. Levando também em consideração, as ferramentas e maquinários disponíveis para a execução dos serviços, uma vez que, n„o poderemos utilizar equipamentos de alta complexidade e custo elevado em pequenas construtores, o que inviabilizaria financeiramente a mesma.
Desta forma, para a otimização de todos os tipos de obras desenvolvidas pelas construção civil, temos que realizar os estudos necessários nas ·reas pertinentes e desenvolver na melhor