Experimento 1 Físca
Para esta atividade foram utilizados instrumentos de medida como régua, paquímetro e micrômetro. Sendo a régua o instrumento de uso mais rotineiro e encontrado em diversos lugares, como escolas. O paquímetro e o micrômetro são instrumentos que apresentam maior precisão, porém são encontrados em poucos ambientes. Ao ser efetuado qualquer medição foi anotada os resultados em tabelas, foram anotados a medida obtida, seguida da tolerância que corresponde a escala do instrumento.
Objetivo
Propiciar o contato com técnicas e procedimentos básicos de laboratório, manuseando instrumentos de medida como a régua milimétrica, paquímetro, micrômetro e balança. Obter grandezas físicas direta e indiretamente e determinar suas incertezas usando métodos estatísticos e a teoria de propagação de incertezas. Comparar os resultados experimentais e encontrar seus respectivos erros e compreendê-los.
Introdução
Muitas vezes nos deparamos com situações em que devemos realizar medidas. O ato de realizar uma medida é o mesmo de realizar comparações, e, para tal, possuímos diferentes instrumentos que nos permitem ter diferentes percepções das dimensões dos objetos analisados. Ao utilizarmos instrumentos como a régua milimetrada, o paquímetro e o micrômetro em uma atividade prática laboratorial de medidas estão buscando estabelecer confianças dentre os diferentes valores encontrados para as medidas representadas.
Porém, os números obtidos a partir de medidas são sempre inexatos, pois existem sempre diferentes fatores que podem alterar os resultados obtidos experimentalmente como, por exemplo: erros por parte do operador do instrumento, ou até mesmo da própria ferramenta utilizada na medição por conta de erros em sua calibragem, o que nos remete aos diferentes métodos estatísticos necessários para a obtenção de uma margem matemática segura.
Descrição Experimental
O objetivo desse experimento foi aprender a utilizarem-se instrumentos de medidas e observar suas