Trabalho de Fisica Experimental 2
DE
FISCA
EXPERIMENTAL II
Nome: Hálisson Fágner de Oliveira Sobral
Curso: Engenharia de Telecomunicação
Sala : I 21 – Horario:N5AB
ÍNDICE
1- Capada do trabalho
2- Índice
3- Aula Instrumental
(Momento de Inércia)
4- Introdução do Momento de Inércia
5- Resultado dos Experimentos feitos em laboratórios
6- Conclusão da experiência
7- Bibliográfica
Introdução
Na física mecânica podemos chamar de momento de inércia, ou momento de inércia de massa, a expressão ou o grau de dificuldade em se mudar o estado de movimento de um objeto em rotação. Diferentemente da massa inercial ‘’que é um escalar’’, o momento de inércia ou Tensor de Inércia também depende da distribuição da massa em torno de um eixo de rotação escolhido arbitrariamente. Quanto maior for o momento de inércia de um corpo, mais difícil será fazê-lo girar ou alterar sua rotação. Contribui mais para a elevação do momento de inércia a porção de massa que está afastada do eixo de giro. Um eixo girante fino e comprido, com a mesma massa de um disco que gira em relação ao seu centro, terá um momento de inércia menor que este. Sua unidade de medida, noSI, é quilograma vezes metro ao quadrado (kg·m²).
Exemplo:
Momento de Inercia no disco
Ensaio 1)
O que você observou quando ao Movimento de rotação
R> A inercia de rotação é maior no caso da vareta I, porque , observamos que quando maior for o raio maior será a inercia do movimento.
Onde:
Ensaio 2)
T1= 2,3 +- 0,01s tempo de uma volta
T1= 0,06 +- 0,01s tempo de uma volta
R> Em um corpo que gira, existe uma inercia de rotação que , entre outros fatores, é diferente proporcional a distribuição da massa do sistema.
Ensaio 3)
A inércia é maior quando quando segura a vareta pela extremidade, porque , observamos que quando maior a raio maior a inercia de rotação.
Ensaio 5)
a) Wi < Wf
b) Porque aproximando os braços do eixo de rotação, a nova