Fundações
Apresentado por:
Disciplina: Introdução à Engenharia Civil
Prof: Marcelo
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
SÃO LEOPOLDO / 2011
TIPOS, EXECUÇÃO E CONTROLE DE FUNDAÇÕES
INTRODUÇÃO
FUNDAÇÕES SUPERFICIAIS
FUNDAÇÕES PROFUNDAS
VERIFICAÇÃO DE DESEMPENHO
CASOS DE OBRAS 6. EMPRESAS ESPECIALIZADAS
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Fundações são os elementos estruturais com função de transmitir as cargas da estrutura ao terreno onde ela se apóia. Assim, as fundações devem ter resistência adequada para suportar as tensões causadas pelos esforços solicitantes. Além disso, o solo necessita de resistência e rigidez apropriadas para não sofrer ruptura e não apresentar deformações exageradas ou diferenciais.
Para se escolher a fundação mais adequada, deve-se conhecer os esforços atuantes sobre a edificação, as características do solo e dos elementos estruturais que formam as fundações. Assim, analisa-se a possibilidade de utilizar os vários tipos de fundação.
Fundações bem projetadas correspondem de 3% a 10% do custo total do edifício; porém, se forem mal concebidas e mal projetadas, podem atingir 5 a 10 vezes o custo da fundação mais apropriada para o caso.
2. FUNDAÇÃO
As fundações são as estruturas responsáveis por transmitirem as solicitações das construções ao solo. Geralmente, são utilizadas várias fundações seguidas para esse fim. Existem diversos tipos de fundação e são projetadas levando em consideração o tipo de solo onde vão ser construídas e a carga que recebem.
Esquema de transmissão de cargas pela estrutura.
2.1Investigações do subsolo
Na grande maioria dos casos, a avaliação e o estudo das características do subsolo do terreno, sobre o qual será executada a edificação, se resume em sondagens de simples reconhecimento (sondagem à percussão), mas dependendo do porte da obra ou se as informações obtidas não forem satisfatórias, outros tipos de pesquisas serão executados, por