Parlamentarismo
Surgiu na Inglaterra;
O parlamentarismo surgiu na Inglaterra. Havia reuniões de burgueses e outros cidadãos que discutiam sobre determinados assuntos do Estado, e com o passar dos tempos essas reuniões foram sendo oficializadas, dando origem ao atual sistema parlamentarista.
Ideia criada no governo de João Sem-Terra;
A ideia de parlamentarismo surgiu no ano de 1213 com João -sem-Terra (o então rei inglês) convocando ‘quatro cavaleiros discretos’, que seriam quatro representantes de cada condado (territórios governados por condes), para que conversassem sobre os assuntos do reino. Somente reuniam pessoas de igual condição política, econômica e social, com o mesmo propósito de poderem influenciar nas decisões do Estado.
Maior importância obtida a partir do século XVII, com a Revolução Gloriosa;
Foi dada uma importância maior à esse sistema somente a partir do século XVII, após a Revolução Gloriosa - burguesia contra a monarquia inglesa. Com a Revolução de 1688, cortou-se o poder absoluto do rei, criando a dependência do Rei e seus ministros ao Parlamento.
Aperfeiçoado até o século XIX;
O sistema foi evoluindo e se estendeu até meados do século XIX ganhando as características atuais, e foi adotado em Repúblicas, incluindo-se a França em 1875.
Acabar com o poderio da monarquia absolutista;
A idéia principal era quebrar com o poderio das monarquias absolutistas.
Havia o princípio de que “o rei reina, mas não governa”. O rei ou o presidente é uma figura mais simbólica, quem governa de fato é o primeiro-ministro, também chamado premiê ou chanceler. É dele a responsabilidade, como chefe do Executivo, de organizar e coordenar o gabinete de ministros.
Rei reina, mas não governa”;
Adotado pelas monarquias constitucionais e pela República;
- O Parlamentarismo pode estar presente em duas formas de governo: Monarquia e República. É adotado por monarquias constitucionais, na qual os poderes do rei são estabelecidos pela Constituição (leis) e os